Aula 7: Complementos
WINZIP
O Winzip é um aplicativo que compacta seu(s) arquivo(s), isto é, reduz consideravelmente o tamanho do(s) arquivo(s) utilizando-se de algoritmos de compressão. Ele é muito útil para enviar arquivos por e-mail ou para armazená-los em disquete.
Ao compactarmos o(s) arquivo(s), um outro arquivo é gerado, porém com extensão .zip.
Então, todo arquivo que tem esse tipo de extensão (.zip) além de .rar, .arj, .arc, .lzh, .tar, .taz, são arquivos compactados.
Siga os passos para compactar uma lista de arquivos e salvá-los em um diretório temporário.
1o. passo
Selecione os arquivos para serem compactados.
2o. passo
Clique o botão direito do mouse e escolha a opção WINZIP e então, uma das opções que aparecer.
O mais prático é o “Add to
nomesugerido.zip” que cria um arquivo compactado na mesma que estão os
arquivos selecionados. O “nomesugerido” é um nome que o próprio Winzip
fornecerá, podendo aceitá-la ou não.
Outra opção muito utilizada é o “Add to
Zip file...” em que o aplicativo pergunta o nome do arquivo compactado a
ser gerado e também o local que será gerado.
3o. passo
Após selecionar a pasta destino e o nome do arquivo compactado, selecione o modo de compactação.
Em Action, selecione a ação a ser realizada com os arquivos já existentes.
Em Compression, selecione o grau de compressão dos arquivos.
4o. passo
Se optar por gravar o arquivo compactado a ser gerado em discos, o aplicativo ira disponibilizar a opção de arquivo Multivolume (Multiple Disk), isto é, para o caso de necessitar mais de um disco para comportar o arquivo gerado.
5o. passo
Ao terminar de compactar, o aplicativo exibirá todos os arquivos selecionados e compactados, além de uma indicação de encerramento da operação.
7o. passo
Para utilizar os arquivos compactados, devemos primeiramente descompactar esses arquivos, utilizando-se, geralmente, dos mesmos aplicativos compactadores.
Para descompactar os arquivos, usa-se
dar 2 cliques (botão esquerdo) pelo mouse. Surgirá a janela com o Winzip
e os arquivos que fazem parte do arquivo compactado, tal como a figura
acima.
8o. passo
Clique o botão Extract (Extrair) e informe o local onde serão armazenados os arquivos extraídos (descompactados).
Aguarde o processo de descompactação até o aplicativo indicar fim de execução.
9o. passo
Também pode-se clicar no arquivo compactado pelo botão direito do mouse, selecionar opção WINZIP e escolher a forma que desejar para descompactar os arquivos, isto é, extrair os arquivos.
Também aguarde o processo de descompactação até o aplicativo indicar fim de execução.
10o. passo
Encerre o aplicativo Winzip.
WINSCP2
O Winscp2 versão 2.2.0 é um aplicativo que realiza a transferência de arquivos de um computador a um outro computador, de tipo servidor. Para essa operação, é necessário conhecer o meio de conectar-se ao computador servidor, isto é, o código do “usuário” e a “senha”.
Essa forma de transferência, é mais complexa que o simples envio do arquivo anexado via e-mail.
Siga os passos a seguir, para uma transferência de arquivos com sucesso.
1o. passo
Execute o aplicativo
2o. passo
Informe nos campos,
Host name – o nome do computador servidor, na qual se conectará
Port number – deixe o numero 22, ou inclua-o, pois será padrão neste aplicativo
User name – informe o nome do usuário que está solicitando conexão
Password – informe a senha do usuário que está solicitando a conexão
Private key file – deixe como está, pois neste aplicativo não será necessário
Port number – deixe o numero 22, ou inclua-o, pois será padrão neste aplicativo
User name – informe o nome do usuário que está solicitando conexão
Password – informe a senha do usuário que está solicitando a conexão
Private key file – deixe como está, pois neste aplicativo não será necessário
3o. passo
Clique no botão LOGIN para continuar o processo de conexão.
A conexão será completada se a senha for correta para o usuário solicitado.
Na figura acima, vemos duas janelas,
tendo a direita, o conteúdo do seu microcomputador e a esquerda o
conteúdo da pasta que você conectou no servidor.
4o. passo
Então, para copiar do seu microcomputador para o servidor, é só clicar no(s) arquivo(s) para selecionar do seu microcomputador e arrastá-lo(s) copiar no servidor.
Informe a pasta que em será gravado e aguarde o fim do processo de transferência, visualizada na janela Copying.
Se necessitar retirar do servidor, basta clicar e copiar do servidor no seu microcomputador.
5o. passo
Ao encerrar o processo de transferência, deve-se obrigatoriamente desconectar o servidor, encerrando a sessão de conexão, por razões de segurança.
SCANNER
Scanner é um equipamento que digitaliza imagens, figuras e textos. Digitalizar é o processo de incluir no computador, através de aplicativos e equipamentos adequados, as imagens, figuras, textos, fotos, em formato de números (dígitos), que é a linguagem do computador. Dessa forma, podemos editar as imagens e textos, pois o computador pode manuseá-los eletronicamente.
Esses equipamentos parecem-se muito com
as maquinas fotocopiadoras (xerox) e os aparelhos de fac-simile (fax),
tanto em mecânica quanto nos processos utilizados.
Existem inúmeros fabricantes e modelos
de scanner, mas todas tem em comum, uma plataforma onde é colocada a
imagem (texto ou fotos / figuras), um mecanismo que captura essa imagem
através de lâmpadas e espelhos moveis, aplicativo (software) que faz a
conversão das imagens em formato digital e por fim, aplicativos que
fazem o tratamento e edição dessas imagens.
1o. passo
Coloque a imagem a ser escaneada na plataforma, ajuste a posição manualmente e feche a tampa (deverá existir uma tampa, como as maquinas de fotocópia)
2o. passo
Execute o aplicativo de escaneamento, ou de captura. Geralmente o fabricante do scanner oferece o aplicativo.
Execute o aplicativo de escaneamento, ou de captura. Geralmente o fabricante do scanner oferece o aplicativo.
3o. passo
Faça uma captura prévia da imagem, através de botão que indica Captura ou Preview.
Faça uma captura prévia da imagem, através de botão que indica Captura ou Preview.
4o. passo
Agora selecione a área que vai escanear, através do ajuste da área pontilhada. Muitas vezes, é necessário utilizar um botão com ZOOM para selecionar com mais precisão.
Agora selecione a área que vai escanear, através do ajuste da área pontilhada. Muitas vezes, é necessário utilizar um botão com ZOOM para selecionar com mais precisão.
5o. passo
Feito a seleção da área, escolha os parâmetros de captura ou escaneamento.
Feito a seleção da área, escolha os parâmetros de captura ou escaneamento.
Esses parâmetros influenciam no tamanho total do arquivo de imagem que será gerado.
Os parâmetros abaixo são os mais utilizados:
- Tipo de imagem: indica qual a
finalidade do arquivo final (imagem para tela do computador, para
impressão como figura, para impressão como foto, para slides, etc)
- Resolução : indica a qualidade e
profundidade que vai ser aplicada a imagem escaneada. Quanto maior
resolução, maior poder de ampliação, porém maior o tamanho do arquivo.
- Contraste / Brilho : permite ajustar esses parâmetros para escanear a imagem com maior nitidez.
-Zoom ou aumento : permite escanear a imagem com qualidade melhor, porém a custo maior em tamanho.
- Formato de gravação do arquivo de
imagem : permite selecionar como a imagem será gravada. Existem formatos
que ocupam espaços maiores (.bmp, .tiff, etc) e formatos que economizam
no tamanho, sem perder muito em qualidade ( .jpeg, jpg, gif, etc).
6o. passo
Após selecionar os parâmetros,
executa-se o escaneamento ou digitalização propriamente dito. Dependendo
dos parâmetros, pode-se demorar alguns minutos para encerrar o
processo.
7o. passo
O aplicativo irá solicitar o nome e o local onde será armazenado o arquivo de imagem gerado.
O aplicativo irá solicitar o nome e o local onde será armazenado o arquivo de imagem gerado.
8o. passo
Após terminar a digitalização das imagens, deve-se encerrar o aplicativo.
Após terminar a digitalização das imagens, deve-se encerrar o aplicativo.
Neste momento, pode-se utilizar algum aplicativo para editar os arquivos gerados. Chamamos esse processo de Editar Imagem.
EDIÇÃO DE IMAGENS
Editar imagem significa melhorar a qualidade da imagem, seja ele foto ou figura, acrescentar ou retirar elementos.
Como sempre, existem inúmeros aplicativos que fazem esse processo, desde os aplicativos comerciais até os de uso livre.
Mas todos permitem tratar a imagem digitalizada ou a imagem capturada através de alguma câmera fotográfica digital.
As opções mais comuns:
- Brilho / Contraste – clarear ou escurecer a imagem, torná-la mais ou menos nítida.
- Qualidade – melhorar a qualidade da imagem através de algoritmos próprios.
- Recortar / Inserir / Copiar – permite colar partes ou cortar partes da imagem.
- Negativo – permite converter a imagem em negativo de filme
- Espelho – permite inverter o lado da imagem (como um espelho)
- Colorir / preto e branco – permite acrescentar cor ou torná-la colorida ou preto e branco
- Efeitos especiais – utilização de algoritmos especiais para aplicar na imagem e gerar efeitos diversos como nevoa, vidro martelado, rascunho, etc.
- Qualidade – melhorar a qualidade da imagem através de algoritmos próprios.
- Recortar / Inserir / Copiar – permite colar partes ou cortar partes da imagem.
- Negativo – permite converter a imagem em negativo de filme
- Espelho – permite inverter o lado da imagem (como um espelho)
- Colorir / preto e branco – permite acrescentar cor ou torná-la colorida ou preto e branco
- Efeitos especiais – utilização de algoritmos especiais para aplicar na imagem e gerar efeitos diversos como nevoa, vidro martelado, rascunho, etc.
Todos aplicativos permitem visualizar os
efeitos antes de aplicar na imagem original, mesmo assim, recomenda-se
fazer uma copia das imagens originais antes de executar qualquer
aplicativo de edição e tratamento de imagem.
IMPRESSORA
Como utilizar a impressora de forma econômica é um desafio constante, tanto de uso doméstico e particular quanto no uso em local de trabalho e escolas (principalmente).
Geralmente, as impressoras jato de tinta
ou laser, são acompanhadas por um aplicativo que permite selecionar o
modo de utilização, que pode ser:
- Normal – utilização comum, com boa qualidade de impressão
- Qualidade – utilização em documentos para ter ótima apresentação e qualidade, porém com custo elevado em suprimentos e tempo
- Rascunho – utilização econômica, com qualidade inferior, porém totalmente aceitável para trabalhos escolares e em impressão doméstica.
- Qualidade – utilização em documentos para ter ótima apresentação e qualidade, porém com custo elevado em suprimentos e tempo
- Rascunho – utilização econômica, com qualidade inferior, porém totalmente aceitável para trabalhos escolares e em impressão doméstica.
Portanto, o usuário deve ter sempre a
preocupação e a atenção em verificar qual o modo de impressão será
utilizada antes de imprimir algum documento.
Através do Painel de Controle (Windows), selecione o ícone de Impressoras / Fax e selecione a impressora que será utilizada.
Clique em propriedades e verifique nas
Opções Avançadas, a Qualidade de Impressão. Caso permita, selecione
sempre modos econômicos e/ou resoluções baixas.
Também, no momento da impressão do
documento, pode-se selecionar o modo de impressão, optando sempre que
possível, na Opção Rascunho.
Outra forma de economizar tanto papel
quanto tinta / toner é habilitar a impressão do documento em 2, 4, 8 ou
16 páginas do documento por folha impressa. Este é um recurso do
Microsoft Word.
FINEPRINT
FinePrint versão 5.04 é um aplicativo
que faz qualquer aplicativo imprimir de forma econômica, em 1, 2, 4 ou 8
páginas de documento por folha impressa, acrescentando bordas, rodapés,
textos como marca d’água, entre outras coisas. É um programa gratuito,
porem como exibe algumas frases comerciais, pode-se registrar um número
serial para eliminá-lo.
1o. passo
Instale o programa e siga as instruções, fazendo o FinePrint seja uma impressora.
2o. passo
Ao imprimir, seja pelo Word, Excel,
PowerPoint, Writer, Calc, Presentation, ou até pelo Acrobat Reader,
selecione como Impressora, o FinePrint.
3o. passo
Escolha as opções que desejar na aba Preview, opção Layout:
- Layout – informe o número de paginas do documento serão impressas por folha.
- Stationery – informe o modelo que será utilizado (geralmente nenhum).
- Form – informe o tipo de formulário ou tipo de folha será utilizada (geralmente nenhum)
- Borders – informe se deseja bordas, ordem da impressão com bordas
- Margins – informe o tipo de margem (geralmente original) podem escolher as margens próprias do FinePrint
- Separate jobs – indique se quer que documentos distintos sejam impressos em folhas novas.
As outras opções permitem remover gráficos, exibir seqüências ou trabalhos eliminados, ou se desejar, deixar margem para perfurações (para encadernar).
PROJETOR DE DADOS - DATASHOW
Projetor de dados é um equipamento que amplia a imagem que aparece no monitor de vídeo na forma de “telão”. Em outras palavras, é a projeção exata da tela do microcomputador em tamanho maior, geralmente na parede ou no telão.
É muito utilizado para apresentações em
auditórios, em salas de aula, em treinamentos, enfim, em qualquer
ocasião que se deseja oferecer uma visualização ampliada da sua
apresentação.
Pode inclusive, ser utilizado em sistemas de “cinema em casa”.
Um sistema de projeção de dados é
composto por um projetor de dados (ou chamado de DataShow), um
computador ou notebook e um sistema de som, pois é capaz de exibir
imagens em movimento e som sincronizados.
A seguir os passos necessários para utilizar um projetor de dados.
1o. passo
Verificar a rede de energia elétrica,
para prevenir queima do aparelho projetor de dados, mudando a voltagem
do aparelho para adequar à energia fornecida no local.
2o. passo
Conecte o “cabo de dados” na saída do monitor de vídeo do computador ou notebook.
3o. passo
Caso existir e se for utilizar outro
monitor de vídeo (em caso de computador de mesa), conectar o cabo de
dados, a partir do projetor de dados para o monitor de vídeo.
4o. passo
Verificar a distância do projetor ao anteparo de projeção (pode ser uma parede branca ou de cor clara)
Ligar o projetor de dados (pelo botão Liga/Desliga ou I/O) e ligar o computador.
Ligar o monitor de vídeo auxiliar, se existir.
Ligar o projetor de dados (pelo botão Liga/Desliga ou I/O) e ligar o computador.
Ligar o monitor de vídeo auxiliar, se existir.
5o. passo
Utilizar controles para transferir os
dados para o projetor, através dos botões no notebook específicos para
isso (geralmente tem um símbolo de tela ou monitor).
Selecionar a opção que apareça tanto no
projetor quanto na tela do notebook ( pois facilita navegação e outras
ações visualizando diretamente na tela do notebook).
6o. passo
Regular o foco e o zoom (se não for
automático) através de controles específicos, que podem ser mecânicos
(anéis ou hastes deslizantes) ou eletrônicos (botão de ajuste).
Regule também a altura da imagem e o posicionamento de forma que fique bem visível, sem distorções.
Para isso, existem controles de
regulagem, como altura, posição vertical, horizontal, trapézio, reverso
ou frontal, inverso ou normal, etc, dependendo do modelo e fabricante.
7o. passo
7o. passo
Utilizar o notebook e o programa de
apresentação normalmente, lembrando que para navegar pelo seu
equipamento, com toda a platéia vendo o conteúdo do seu equipamento pode
ser constrangedor. Por isso, somente transfira os dados (imagem) para o
projetor após estar tudo preparado e pronto para a apresentação.
8o. passo
Ao encerrar a apresentação ou quando for permitido, desligue o projetor de dados através do botão Liga/Desliga (ou I/O).
Nunca desconecte o fio de energia logo após desligar o aparelho, pois a lâmpada do projetor estará muito quente sendo necessário resfriá-la antes de embalar o equipamento.
Nunca desconecte o fio de energia logo após desligar o aparelho, pois a lâmpada do projetor estará muito quente sendo necessário resfriá-la antes de embalar o equipamento.
A lâmpada é muito sensível, portanto, evite desligar e ligar em tempo muito curto.
Evite também movimentar o equipamento quando estiver projetando alguma imagem.
Lembre-se também que a lâmpada tem vida
de utilização, de aproximadamente de 3000 h, de acordo com o modelo e
fabricante. Portanto em caso de ficar muito tempo sem trocar de slide ou
imagem, recomenda-se desligar ou colocar em modo de espera,
economizando horas e a vida útil da lâmpada.
Observo também que uma lâmpada é muito
cara, quase 60 % do projetor, e deve ser manuseada com cuidado, por
pessoas designadas para sua manutenção.
Estrutura do Computador
Estrutura de um computador
Unidade de disco (lógica)É a identificação utilizada para cada uma das unidades de disco (winchester, disquete ou cd-rom) instalada.
Geralmente o disquete é identificado como unidade A.
O disco rígido, na maioria das vezes é a letra C.
Alguns são divididos em mais de uma letra. Neste caso o mesmo disco rígido pode ter uma parte (partição) chamada de C e outra de D.
O CD-ROM recebe uma letra disponível, neste caso o E.
Apesar de seguirem padrões de identificação, as letras variam conforme o caso, podendo ser encontradas máquinas que possuem vários discos identificados com outras letras além das citadas.
Diretório ou pasta
São as divisões que cada disco recebe. O usuário pode criar, trocar o nome e apagar os diretórios da sua máquina.
Alguns são criados pelos programas que acompanham o computador da fábrica. Outras são criados pelos programas que instalamos na máquina e não devem ser apagados, a não ser que tenhamos certeza do que estamos fazendo.
Arquivo
Cada informação guardada nos discos (salvas) devem ser feitas em forma de arquivo (como se fosse uma envelope com um nome) e devem ser identificadas com um nome para que possamos localizar e recuperar quando necessário.
Um arquivo possui duas partes:
• Nome: É o nome que o arquivo recebe. Por exemplo alunos.
• Tipo: Identifica a qual grupo o arquivo pertence. Muitas vezes identifica em qual programa (software) o arquivo foi criado. Por exemplo: .DOC (identifica que o arquivo é um documento feito em um editor de texto).
Rede de computadores
Os computadores são máquinas que funcionam tanto isoladas, ou seja, não necessitam estar ligadas a outras, como também conectadas com outras máquinas. Esta ligação entre dois ou mais computadores chama-se Rede.
Muitos ganhos e facilidades podem ser obtidos com o trabalho em rede e variam conforme o caso, mas podemos citar alguns como sendo os mais importantes:
• Compartilhar recursos: Utilizar uma impressora ou um cd-rom de outro computador.
• Trocar informações (arquivos, diretórios, Tc) entre as máquinas.
Ao identificarmos um computador com o nome, podemos definir se o mesmo será utilizado por outro, ou não. A esta propriedade chamamos de Compartilhamento.
Informações sobre o mundo da Informática
A tecnologia da Informação (Informática) avança com rapidez muito acima do que qualquer outra ciência ou ramo de estudo que conhecemos.
Todas as demais ciências utilizam de
suas facilidades para que possam, da mesma forma, alcançar níveis de
progresso que até então era impossível de atingir devido às deficiências
e limites encontrados.
Assim como os benefícios tornam-se
evidentes, também precisamos desenvolver formas para aprendermos a
conviver com este avanço de tal maneira que possamos tirar somente
proveitos e benefícios destas máquinas.
Abaixo estão listadas algumas
informações que são importantes conhecermos, pois surgiram junto com a
computação e são necessárias para que saibamos utilizarmos melhor e de
forma adequada a informática e seus recursos.
Vírus de computador
São programas (software) criados por
programadores experientes cuja finalidade principal é o de executar
operações sem que seja necessário a interferência humana.
Por exemplo, um vírus pode identificar
se uma determinada situação está ocorrendo e executar procedimentos que
corrijam possíveis falhas ou problemas de funcionamento.
Porém, os vírus são mais conhecidos por
situações onde são utilizados para danificar programas, arquivos,
computadores ou até mesmo redes inteiras, paralisando muitas vezes
fábricas e grandes indústrias causando grandes prejuízos.
A cada dia são criados novos vírus, cada vez mais avançados e mais destrutivos.
A forma encontrada para combatê-los são
os antivírus, que são programas criados para identificar e apagar todos
os tipos conhecidos. Eles devem ser atualizados com a mesma freqüência
com que surgem os vírus.
Outra providência e observar a origem
dos arquivos que utilizamos no computador. Usuários suspeitos e a
INTERNET devem ser tratados de forma cautelosa, principalmente ao
utilizamos e recebemos arquivos de fontes não muito seguras.
Pirataria
Os programas de computadores possuem
direitos de cópias que dão legalidade ao autor em cobrar pelo uso do
mesmo. Estes direito são protegidos por lei e o uso indevido sujeita o
infrator às penalidades da lei, que variam desde pagamento de multas até
prisão.
A utilização e duplicação (cópia) de programas e sistemas é conhecida como pirataria.
As empresas sofrem freqüentemente auditorias e fiscalização dos órgão responsáveis pelo controle e uso dos programas.
Além dos prejuízos pelo fato de ver o
nome da empresa divulgado como usuária ilegal de programa de
computadores, os responsáveis (diretores, presidentes e gerentes) são
responsabilizados, respondendo judicialmente por isso.
Segurança da informação
Como visto anteriormente, todos os dados
que a informática utiliza pode ser chamada de informação. De entrada ou
saída, ela serve para identificar ou fornecer os resultados esperados.
Estas informações variam de importância e criticidade, conforme o uso que fizemos dela.
Podemos ter um nome ou endereço de algum
cliente, ou aluno, que pode ser do uso e conhecimento público ou
informações do balanço financeiro de uma grande empresa, cujo conteúdo é
estritamente confidencial aos administradores da mesma.
Diferentes informações requerem
diferentes níveis de segurança. Acessos de pessoas não autorizadas aos
computadores (segurança física) e aos arquivos e informações (segurança
lógica) devem ser controlados e avaliados, evitando que ocorram fraudes e
utilização indevida.
Profissionais da área de informática
• PROGRAMADORES: Responsáveis pelo desenvolvimento dos programas e software. São os autores, que escrevem em uma linguagem de programação e transformam os programas em uma linguagem entendida pelo computador.
• ANALISTA DE SISTEMA: São os profissionais responsáveis pelo planejamento dos sistemas. Identificam necessidades dos usuários e projetam como funcionará o sistema e seus programas. São eles quem desenham as formas como as informações deverão ser guardadas nos computadores e como se dará o funcionamento das máquinas (ou redes) e dos recursos de cada uma delas.
• ANALISTA DE SISTEMA: São os profissionais responsáveis pelo planejamento dos sistemas. Identificam necessidades dos usuários e projetam como funcionará o sistema e seus programas. São eles quem desenham as formas como as informações deverão ser guardadas nos computadores e como se dará o funcionamento das máquinas (ou redes) e dos recursos de cada uma delas.
• USUÁRIOS: São as pessoas que
utilizarão os resultados dos programas. Como o próprio nome diz, usam
das informações e resultados obtidos.
• DIGITADORES: São quem digitam as informações. A forma mais comum de trabalho deles é o teclado, apesar de que atualmente existem outras formas como o mouse de repassarmos informações ao computador.
• GERENTE DE CPD: São os administradores
dos locais onde os computadores estão instalados. CPD é a sigla para
Centro de Processamento de Dados. Os gerentes neste caso determinam como
cada máquina funcionará, se isoladas ou em conjunto com as demais
(redes).
• TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Responsável
pela manutenção e suporte às máquinas. Encarregado da execução de
procedimentos que visam manter os equipamentos funcionando. Também
identifica e diagnostica problemas.
Falando um pouco de INTERNET
A INTERNET foi criada originalmente para
permitir que estudantes universitários dos EUA trocassem informações
entre si, porém a necessidade de comunicação rápida e aberta a todos fez
com que a sistemática de acesso livre tomasse dimensões globais,
criando-se assim uma rede de computadores aberta, com limitação de
conteúdo e de tamanho somente conforme a capacidade de criação dos seus
usuários e projetores e, obviamente, a capacidade física com que cada
computador impõem a quem administra-os.
Hoje podemos acessar a INTERNET de casa,
do escritório, da sala de reuniões, enfim de qualquer lugar que tenha
um computador, uma linha telefônica e os programas específicos para
“navegarmos” pelas telas da rede.
No computador precisamos de um programa
que leia e apresente as informações na tela. Este programa chama-se
BROWSER, ou “Navegador”. Os mais conhecidos são o IE (Internet Explorer
da MICROSOFT) e o Firefox (da Mozilla).
As telas e arquivos da INTERNET são
acessados digitando-se o seu endereço no local apropriado do browser. O
programa identifica o nome e localiza na rede mundial a qual computador
(PROVEDOR) pertence o nome digitado. Após isso, através de mecanismos de
localização, nosso computador acessa aquele do endereço apresentando
uma tela inicial. A partir daí podemos visualizar as telas apresentadas e
irmos para qualquer outra tela ligadas entre si por comandos de ligação
(links) que podem nos mostrar outra tela ou até mesmo outro computador,
de qualquer parte do mundo.
Além de termos acesso as telas, textos,
arquivos, etc. de outras máquinas, a INTERNET permite que trocamos
informações entre um usuário e outro através do CORREIO ELETRÔNICO,
também chamado de e-mail, identifica cada usuário de um determinado
computador (Provedor), servindo como uma caixa-postal onde recebemos e
enviamos mensagens.
Unidade de Medidas em Informática
Em Informática usamos alguns termos que definem os tamanhos e medidas utilizadas.
A capacidade de armazenar informações e a
velocidade de processamento são exemplos das unidades de medida
utilizadas em informática:
Medidas de capacidade de armazenamento (discos ou memória):
• BIT: Binary Digit é a forma como o computador representa internamente tudo aquilo que é processado
• BYTE: É um conjunto de 8 bits. Como o computador representa de forma numérica, ele precisa de 8 bits para cada caracter/símbolo/letra/etc. utilizado.
• KBYTE (KB): Equivalem a 1.024 bytes
• MEGABYTE (MB): São o equivalente a 1.024 Kbytes.
• GIGABYTE (GB): São 1.024 Megabyte
• BIT: Binary Digit é a forma como o computador representa internamente tudo aquilo que é processado
• BYTE: É um conjunto de 8 bits. Como o computador representa de forma numérica, ele precisa de 8 bits para cada caracter/símbolo/letra/etc. utilizado.
• KBYTE (KB): Equivalem a 1.024 bytes
• MEGABYTE (MB): São o equivalente a 1.024 Kbytes.
• GIGABYTE (GB): São 1.024 Megabyte
Medidas de velocidade de transmissão de dados (fax-modem):
• BPS: Bits por segundo
• KBPS: Kbyte por segundo.
Medidas de velocidade de processamento (Processador):
• MHZ: Equivale à velocidade com que o processador consegue executar operações por segundo.
Medidas de tela/monitor
• DOT PICHT: Pontos apresentados por polegada da tela. Quanto mais pontos forem mostrados, melhor será a resolução das imagens.
As impressoras também possuem medidas de
avaliação de performance, geralmente sendo identificadas a quantidade
de folhas ou linhas impressas por minutos ou segundos, respectivamente.
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