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Curso de Informatica 2º Apostila

Aula 7: Complementos

WINZIP


O Winzip é um aplicativo que compacta seu(s) arquivo(s), isto é, reduz consideravelmente o tamanho do(s) arquivo(s) utilizando-se de algoritmos de compressão. Ele é muito útil para enviar arquivos por e-mail ou para armazená-los em disquete.
Ao compactarmos o(s) arquivo(s), um outro arquivo é gerado, porém com extensão .zip.
Então, todo arquivo que tem esse tipo de extensão (.zip) além de .rar, .arj, .arc, .lzh, .tar, .taz, são arquivos compactados.
Siga os passos para compactar uma lista de arquivos e salvá-los em um diretório temporário.

1o. passo
Selecione os arquivos para serem compactados.
Winzip

2o. passo

Clique o botão direito do mouse e escolha a opção WINZIP e então, uma das opções que aparecer.
Winzip
O mais prático é o “Add to nomesugerido.zip” que cria um arquivo compactado na mesma que estão os arquivos selecionados. O “nomesugerido” é um nome que o próprio Winzip fornecerá, podendo aceitá-la ou não.
Outra opção muito utilizada é o “Add to Zip file...” em que o aplicativo pergunta o nome do arquivo compactado a ser gerado e também o local que será gerado.
Winzip

3o. passo

Após selecionar a pasta destino e o nome do arquivo compactado, selecione o modo de compactação.
Em Action, selecione a ação a ser realizada com os arquivos já existentes.
Em Compression, selecione o grau de compressão dos arquivos.
info47
Winzip

4o. passo

Se optar por gravar o arquivo compactado a ser gerado em discos, o aplicativo ira disponibilizar a opção de arquivo Multivolume (Multiple Disk), isto é, para o caso de necessitar mais de um disco para comportar o arquivo gerado.
Winzip

5o. passo

Ao terminar de compactar, o aplicativo exibirá todos os arquivos selecionados e compactados, além de uma indicação de encerramento da operação.
Winzip
Winzip

7o. passo

Para utilizar os arquivos compactados, devemos primeiramente descompactar esses arquivos, utilizando-se, geralmente, dos mesmos aplicativos compactadores.
Para descompactar os arquivos, usa-se dar 2 cliques (botão esquerdo) pelo mouse. Surgirá a janela com o Winzip e os arquivos que fazem parte do arquivo compactado, tal como a figura acima.

8o. passo
Clique o botão Extract (Extrair) e informe o local onde serão armazenados os arquivos extraídos (descompactados).
Winzip
Aguarde o processo de descompactação até o aplicativo indicar fim de execução.
Winzip

9o. passo

Também pode-se clicar no arquivo compactado pelo botão direito do mouse, selecionar opção WINZIP e escolher a forma que desejar para descompactar os arquivos, isto é, extrair os arquivos.
Winzip
Também aguarde o processo de descompactação até o aplicativo indicar fim de execução.
Winzip

10o. passo

Encerre o aplicativo Winzip.

WINSCP2


O Winscp2 versão 2.2.0 é um aplicativo que realiza a transferência de arquivos de um computador a um outro computador, de tipo servidor. Para essa operação, é necessário conhecer o meio de conectar-se ao computador servidor, isto é, o código do “usuário” e a “senha”.
Essa forma de transferência, é mais complexa que o simples envio do arquivo anexado via e-mail.
Siga os passos a seguir, para uma transferência de arquivos com sucesso.

1o. passo
Execute o aplicativo
WinSCP2

2o. passo
Informe nos campos,
Host name – o nome do computador servidor, na qual se conectará
Port number – deixe o numero 22, ou inclua-o, pois será padrão neste aplicativo
User name – informe o nome do usuário que está solicitando conexão
Password – informe a senha do usuário que está solicitando a conexão
Private key file – deixe como está, pois neste aplicativo não será necessário
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3o. passo

Clique no botão LOGIN para continuar o processo de conexão.
A conexão será completada se a senha for correta para o usuário solicitado.
WinSCP2
Na figura acima, vemos duas janelas, tendo a direita, o conteúdo do seu microcomputador e a esquerda o conteúdo da pasta que você conectou no servidor.

4o. passo

Então, para copiar do seu microcomputador para o servidor, é só clicar no(s) arquivo(s) para selecionar do seu microcomputador e arrastá-lo(s) copiar no servidor.
WinSCP2
WinSCP2
Informe a pasta que em será gravado e aguarde o fim do processo de transferência, visualizada na janela Copying.
Se necessitar retirar do servidor, basta clicar e copiar do servidor no seu microcomputador.

5o. passo

Ao encerrar o processo de transferência, deve-se obrigatoriamente desconectar o servidor, encerrando a sessão de conexão, por razões de segurança.
WinSCP2

SCANNER


Scanner é um equipamento que digitaliza imagens, figuras e textos. Digitalizar é o processo de incluir no computador, através de aplicativos e equipamentos adequados, as imagens, figuras, textos, fotos, em formato de números (dígitos), que é a linguagem do computador. Dessa forma, podemos editar as imagens e textos, pois o computador pode manuseá-los eletronicamente.
Esses equipamentos parecem-se muito com as maquinas fotocopiadoras (xerox) e os aparelhos de fac-simile (fax), tanto em mecânica quanto nos processos utilizados.
Existem inúmeros fabricantes e modelos de scanner, mas todas tem em comum, uma plataforma onde é colocada a imagem (texto ou fotos / figuras), um mecanismo que captura essa imagem através de lâmpadas e espelhos moveis, aplicativo (software) que faz a conversão das imagens em formato digital e por fim, aplicativos que fazem o tratamento e edição dessas imagens.

1o. passo
Coloque a imagem a ser escaneada na plataforma, ajuste a posição manualmente e feche a tampa (deverá existir uma tampa, como as maquinas de fotocópia)
2o. passo
Execute o aplicativo de escaneamento, ou de captura. Geralmente o fabricante do scanner oferece o aplicativo.
3o. passo
Faça uma captura prévia da imagem, através de botão que indica Captura ou Preview.
4o. passo
Agora selecione a área que vai escanear, através do ajuste da área pontilhada. Muitas vezes, é necessário utilizar um botão com ZOOM para selecionar com mais precisão.
5o. passo
Feito a seleção da área, escolha os parâmetros de captura ou escaneamento.
Esses parâmetros influenciam no tamanho total do arquivo de imagem que será gerado.
Os parâmetros abaixo são os mais utilizados:
- Tipo de imagem: indica qual a finalidade do arquivo final (imagem para tela do computador, para impressão como figura, para impressão como foto, para slides, etc)
- Resolução : indica a qualidade e profundidade que vai ser aplicada a imagem escaneada. Quanto maior resolução, maior poder de ampliação, porém maior o tamanho do arquivo.
- Contraste / Brilho : permite ajustar esses parâmetros para escanear a imagem com maior nitidez.
-Zoom ou aumento : permite escanear a imagem com qualidade melhor, porém a custo maior em tamanho.
- Formato de gravação do arquivo de imagem : permite selecionar como a imagem será gravada. Existem formatos que ocupam espaços maiores (.bmp, .tiff, etc) e formatos que economizam no tamanho, sem perder muito em qualidade ( .jpeg, jpg, gif, etc).
6o. passo
Após selecionar os parâmetros, executa-se o escaneamento ou digitalização propriamente dito. Dependendo dos parâmetros, pode-se demorar alguns minutos para encerrar o processo.
7o. passo
O aplicativo irá solicitar o nome e o local onde será armazenado o arquivo de imagem gerado.
8o. passo
Após terminar a digitalização das imagens, deve-se encerrar o aplicativo.
Neste momento, pode-se utilizar algum aplicativo para editar os arquivos gerados. Chamamos esse processo de Editar Imagem.

EDIÇÃO DE IMAGENS


Editar imagem significa melhorar a qualidade da imagem, seja ele foto ou figura, acrescentar ou retirar elementos.
Como sempre, existem inúmeros aplicativos que fazem esse processo, desde os aplicativos comerciais até os de uso livre.
Mas todos permitem tratar a imagem digitalizada ou a imagem capturada através de alguma câmera fotográfica digital.
As opções mais comuns:
- Brilho / Contraste – clarear ou escurecer a imagem, torná-la mais ou menos nítida.
- Qualidade – melhorar a qualidade da imagem através de algoritmos próprios.
- Recortar / Inserir / Copiar – permite colar partes ou cortar partes da imagem.
- Negativo – permite converter a imagem em negativo de filme
- Espelho – permite inverter o lado da imagem (como um espelho)
- Colorir / preto e branco – permite acrescentar cor ou torná-la colorida ou preto e branco
- Efeitos especiais – utilização de algoritmos especiais para aplicar na imagem e gerar efeitos diversos como nevoa, vidro martelado, rascunho, etc.
Todos aplicativos permitem visualizar os efeitos antes de aplicar na imagem original, mesmo assim, recomenda-se fazer uma copia das imagens originais antes de executar qualquer aplicativo de edição e tratamento de imagem.

IMPRESSORA


Como utilizar a impressora de forma econômica é um desafio constante, tanto de uso doméstico e particular quanto no uso em local de trabalho e escolas (principalmente).
Geralmente, as impressoras jato de tinta ou laser, são acompanhadas por um aplicativo que permite selecionar o modo de utilização, que pode ser:
- Normal – utilização comum, com boa qualidade de impressão
- Qualidade – utilização em documentos para ter ótima apresentação e qualidade, porém com custo elevado em suprimentos e tempo
- Rascunho – utilização econômica, com qualidade inferior, porém totalmente aceitável para trabalhos escolares e em impressão doméstica.
Portanto, o usuário deve ter sempre a preocupação e a atenção em verificar qual o modo de impressão será utilizada antes de imprimir algum documento.
Através do Painel de Controle (Windows), selecione o ícone de Impressoras / Fax e selecione a impressora que será utilizada.
Clique em propriedades e verifique nas Opções Avançadas, a Qualidade de Impressão. Caso permita, selecione sempre modos econômicos e/ou resoluções baixas.
Também, no momento da impressão do documento, pode-se selecionar o modo de impressão, optando sempre que possível, na Opção Rascunho.
Outra forma de economizar tanto papel quanto tinta / toner é habilitar a impressão do documento em 2, 4, 8 ou 16 páginas do documento por folha impressa. Este é um recurso do Microsoft Word.


FINEPRINT

FinePrint versão 5.04 é um aplicativo que faz qualquer aplicativo imprimir de forma econômica, em 1, 2, 4 ou 8 páginas de documento por folha impressa, acrescentando bordas, rodapés, textos como marca d’água, entre outras coisas. É um programa gratuito, porem como exibe algumas frases comerciais, pode-se registrar um número serial para eliminá-lo.
1o. passo
Instale o programa e siga as instruções, fazendo o FinePrint seja uma impressora.
2o. passo
Ao imprimir, seja pelo Word, Excel, PowerPoint, Writer, Calc, Presentation, ou até pelo Acrobat Reader, selecione como Impressora, o FinePrint.
3o. passo
Escolha as opções que desejar na aba Preview, opção Layout:
  1. Layout – informe o número de paginas do documento serão impressas por folha.
  2. Stationery – informe o modelo que será utilizado (geralmente nenhum).
  3. Form – informe o tipo de formulário ou tipo de folha será utilizada (geralmente nenhum)
  4. Borders – informe se deseja bordas, ordem da impressão com bordas
  5. Margins – informe o tipo de margem (geralmente original) podem escolher as margens próprias do FinePrint
  6. Separate jobs – indique se quer que documentos distintos sejam impressos em folhas novas.

As outras opções permitem remover gráficos, exibir seqüências ou trabalhos eliminados, ou se desejar, deixar margem para perfurações (para encadernar).


PROJETOR DE DADOS - DATASHOW


Projetor de dados é um equipamento que amplia a imagem que aparece no monitor de vídeo na forma de “telão”. Em outras palavras, é a projeção exata da tela do microcomputador em tamanho maior, geralmente na parede ou no telão.
É muito utilizado para apresentações em auditórios, em salas de aula, em treinamentos, enfim, em qualquer ocasião que se deseja oferecer uma visualização ampliada da sua apresentação.
Pode inclusive, ser utilizado em sistemas de “cinema em casa”.
Um sistema de projeção de dados é composto por um projetor de dados (ou chamado de DataShow), um computador ou notebook e um sistema de som, pois é capaz de exibir imagens em movimento e som sincronizados.
A seguir os passos necessários para utilizar um projetor de dados.

1o. passo
Verificar a rede de energia elétrica, para prevenir queima do aparelho projetor de dados, mudando a voltagem do aparelho para adequar à energia fornecida no local.
2o. passo
Conecte o “cabo de dados” na saída do monitor de vídeo do computador ou notebook.
3o. passo
Caso existir e se for utilizar outro monitor de vídeo (em caso de computador de mesa), conectar o cabo de dados, a partir do projetor de dados para o monitor de vídeo.
4o. passo
Verificar a distância do projetor ao anteparo de projeção (pode ser uma parede branca ou de cor clara)
Ligar o projetor de dados (pelo botão Liga/Desliga ou I/O) e ligar o computador.
Ligar o monitor de vídeo auxiliar, se existir.
5o. passo
Utilizar controles para transferir os dados para o projetor, através dos botões no notebook específicos para isso (geralmente tem um símbolo de tela ou monitor).
Selecionar a opção que apareça tanto no projetor quanto na tela do notebook ( pois facilita navegação e outras ações visualizando diretamente na tela do notebook).
6o. passo
Regular o foco e o zoom (se não for automático) através de controles específicos, que podem ser mecânicos (anéis ou hastes deslizantes) ou eletrônicos (botão de ajuste).
Regule também a altura da imagem e o posicionamento de forma que fique bem visível, sem distorções.
Para isso, existem controles de regulagem, como altura, posição vertical, horizontal, trapézio, reverso ou frontal, inverso ou normal, etc, dependendo do modelo e fabricante.

7o. passo
Utilizar o notebook e o programa de apresentação normalmente, lembrando que para navegar pelo seu equipamento, com toda a platéia vendo o conteúdo do seu equipamento pode ser constrangedor. Por isso, somente transfira os dados (imagem) para o projetor após estar tudo preparado e pronto para a apresentação.
8o. passo
Ao encerrar a apresentação ou quando for permitido, desligue o projetor de dados através do botão Liga/Desliga (ou I/O).
Nunca desconecte o fio de energia logo após desligar o aparelho, pois a lâmpada do projetor estará muito quente sendo necessário resfriá-la antes de embalar o equipamento.
A lâmpada é muito sensível, portanto, evite desligar e ligar em tempo muito curto.
Evite também movimentar o equipamento quando estiver projetando alguma imagem.
Lembre-se também que a lâmpada tem vida de utilização, de aproximadamente de 3000 h, de acordo com o modelo e fabricante. Portanto em caso de ficar muito tempo sem trocar de slide ou imagem, recomenda-se desligar ou colocar em modo de espera, economizando horas e a vida útil da lâmpada.
Observo também que uma lâmpada é muito cara, quase 60 % do projetor, e deve ser manuseada com cuidado, por pessoas designadas para sua manutenção.


Estrutura do Computador

Estrutura de um computador

Unidade de disco (lógica)
É a identificação utilizada para cada uma das unidades de disco (winchester, disquete ou cd-rom) instalada.
Geralmente o disquete é identificado como unidade A.
O disco rígido, na maioria das vezes é a letra C.
Alguns são divididos em mais de uma letra. Neste caso o mesmo disco rígido pode ter uma parte (partição) chamada de C e outra de D.
O CD-ROM recebe uma letra disponível, neste caso o E.
Apesar de seguirem padrões de identificação, as letras variam conforme o caso, podendo ser encontradas máquinas que possuem vários discos identificados com outras letras além das citadas.

Diretório ou pasta
São as divisões que cada disco recebe. O usuário pode criar, trocar o nome e apagar os diretórios da sua máquina.

Alguns são criados pelos programas que acompanham o computador da fábrica. Outras são criados pelos programas que instalamos na máquina e não devem ser apagados, a não ser que tenhamos certeza do que estamos fazendo.

Arquivo
Cada informação guardada nos discos (salvas) devem ser feitas em forma de arquivo (como se fosse uma envelope com um nome) e devem ser identificadas com um nome para que possamos localizar e recuperar quando necessário.
Um arquivo possui duas partes:
• Nome: É o nome que o arquivo recebe. Por exemplo alunos.
• Tipo: Identifica a qual grupo o arquivo pertence. Muitas vezes identifica em qual programa (software) o arquivo foi criado. Por exemplo: .DOC (identifica que o arquivo é um documento feito em um editor de texto).

Rede de computadores
Os computadores são máquinas que funcionam tanto isoladas, ou seja, não necessitam estar ligadas a outras, como também conectadas com outras máquinas. Esta ligação entre dois ou mais computadores chama-se Rede.
Muitos ganhos e facilidades podem ser obtidos com o trabalho em rede e variam conforme o caso, mas podemos citar alguns como sendo os mais importantes:
• Compartilhar recursos: Utilizar uma impressora ou um cd-rom de outro computador.
• Trocar informações (arquivos, diretórios, Tc) entre as máquinas.
Ao identificarmos um computador com o nome, podemos definir se o mesmo será utilizado por outro, ou não. A esta propriedade chamamos de Compartilhamento.

Informações sobre o mundo da Informática


A tecnologia da Informação (Informática) avança com rapidez muito acima do que qualquer outra ciência ou ramo de estudo que conhecemos.
Todas as demais ciências utilizam de suas facilidades para que possam, da mesma forma, alcançar níveis de progresso que até então era impossível de atingir devido às deficiências e limites encontrados.
Assim como os benefícios tornam-se evidentes, também precisamos desenvolver formas para aprendermos a conviver com este avanço de tal maneira que possamos tirar somente proveitos e benefícios destas máquinas.
Abaixo estão listadas algumas informações que são importantes conhecermos, pois surgiram junto com a computação e são necessárias para que saibamos utilizarmos melhor e de forma adequada a informática e seus recursos.

Vírus de computador
São programas (software) criados por programadores experientes cuja finalidade principal é o de executar operações sem que seja necessário a interferência humana.
Por exemplo, um vírus pode identificar se uma determinada situação está ocorrendo e executar procedimentos que corrijam possíveis falhas ou problemas de funcionamento.
Porém, os vírus são mais conhecidos por situações onde são utilizados para danificar programas, arquivos, computadores ou até mesmo redes inteiras, paralisando muitas vezes fábricas e grandes indústrias causando grandes prejuízos.
A cada dia são criados novos vírus, cada vez mais avançados e mais destrutivos.
A forma encontrada para combatê-los são os antivírus, que são programas criados para identificar e apagar todos os tipos conhecidos. Eles devem ser atualizados com a mesma freqüência com que surgem os vírus.
Outra providência e observar a origem dos arquivos que utilizamos no computador. Usuários suspeitos e a INTERNET devem ser tratados de forma cautelosa, principalmente ao utilizamos e recebemos arquivos de fontes não muito seguras.

Pirataria
Os programas de computadores possuem direitos de cópias que dão legalidade ao autor em cobrar pelo uso do mesmo. Estes direito são protegidos por lei e o uso indevido sujeita o infrator às penalidades da lei, que variam desde pagamento de multas até prisão.
A utilização e duplicação (cópia) de programas e sistemas é conhecida como pirataria.
As empresas sofrem freqüentemente auditorias e fiscalização dos órgão responsáveis pelo controle e uso dos programas.
Além dos prejuízos pelo fato de ver o nome da empresa divulgado como usuária ilegal de programa de computadores, os responsáveis (diretores, presidentes e gerentes) são responsabilizados, respondendo judicialmente por isso.

Segurança da informação
Como visto anteriormente, todos os dados que a informática utiliza pode ser chamada de informação. De entrada ou saída, ela serve para identificar ou fornecer os resultados esperados.
Estas informações variam de importância e criticidade, conforme o uso que fizemos dela.
Podemos ter um nome ou endereço de algum cliente, ou aluno, que pode ser do uso e conhecimento público ou informações do balanço financeiro de uma grande empresa, cujo conteúdo é estritamente confidencial aos administradores da mesma.
Diferentes informações requerem diferentes níveis de segurança. Acessos de pessoas não autorizadas aos computadores (segurança física) e aos arquivos e informações (segurança lógica) devem ser controlados e avaliados, evitando que ocorram fraudes e utilização indevida.

Profissionais da área de informática
• PROGRAMADORES: Responsáveis pelo desenvolvimento dos programas e software. São os autores, que escrevem em uma linguagem de programação e transformam os programas em uma linguagem entendida pelo computador.

• ANALISTA DE SISTEMA: São os profissionais responsáveis pelo planejamento dos sistemas. Identificam necessidades dos usuários e projetam como funcionará o sistema e seus programas. São eles quem desenham as formas como as informações deverão ser guardadas nos computadores e como se dará o funcionamento das máquinas (ou redes) e dos recursos de cada uma delas.
• USUÁRIOS: São as pessoas que utilizarão os resultados dos programas. Como o próprio nome diz, usam das informações e resultados obtidos.
• DIGITADORES: São quem digitam as informações. A forma mais comum de trabalho deles é o teclado, apesar de que atualmente existem outras formas como o mouse de repassarmos informações ao computador.
• GERENTE DE CPD: São os administradores dos locais onde os computadores estão instalados. CPD é a sigla para Centro de Processamento de Dados. Os gerentes neste caso determinam como cada máquina funcionará, se isoladas ou em conjunto com as demais (redes).
• TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Responsável pela manutenção e suporte às máquinas. Encarregado da execução de procedimentos que visam manter os equipamentos funcionando. Também identifica e diagnostica problemas.

Falando um pouco de INTERNET
A INTERNET foi criada originalmente para permitir que estudantes universitários dos EUA trocassem informações entre si, porém a necessidade de comunicação rápida e aberta a todos fez com que a sistemática de acesso livre tomasse dimensões globais, criando-se assim uma rede de computadores aberta, com limitação de conteúdo e de tamanho somente conforme a capacidade de criação dos seus usuários e projetores e, obviamente, a capacidade física com que cada computador impõem a quem administra-os.
Hoje podemos acessar a INTERNET de casa, do escritório, da sala de reuniões, enfim de qualquer lugar que tenha um computador, uma linha telefônica e os programas específicos para “navegarmos” pelas telas da rede.
No computador precisamos de um programa que leia e apresente as informações na tela. Este programa chama-se BROWSER, ou “Navegador”. Os mais conhecidos são o IE (Internet Explorer da MICROSOFT) e o Firefox (da Mozilla).
As telas e arquivos da INTERNET são acessados digitando-se o seu endereço no local apropriado do browser. O programa identifica o nome e localiza na rede mundial a qual computador (PROVEDOR) pertence o nome digitado. Após isso, através de mecanismos de localização, nosso computador acessa aquele do endereço apresentando uma tela inicial. A partir daí podemos visualizar as telas apresentadas e irmos para qualquer outra tela ligadas entre si por comandos de ligação (links) que podem nos mostrar outra tela ou até mesmo outro computador, de qualquer parte do mundo.
Além de termos acesso as telas, textos, arquivos, etc. de outras máquinas, a INTERNET permite que trocamos informações entre um usuário e outro através do CORREIO ELETRÔNICO, também chamado de e-mail, identifica cada usuário de um determinado computador (Provedor), servindo como uma caixa-postal onde recebemos e enviamos mensagens.


Unidade de Medidas em Informática
Em Informática usamos alguns termos que definem os tamanhos e medidas utilizadas.
A capacidade de armazenar informações e a velocidade de processamento são exemplos das unidades de medida utilizadas em informática:
 Medidas de capacidade de armazenamento (discos ou memória):
• BIT: Binary Digit é a forma como o computador representa internamente tudo aquilo que é processado
• BYTE: É um conjunto de 8 bits. Como o computador representa de forma numérica, ele precisa de 8 bits para cada caracter/símbolo/letra/etc. utilizado.
• KBYTE (KB): Equivalem a 1.024 bytes
• MEGABYTE (MB): São o equivalente a 1.024 Kbytes.
• GIGABYTE (GB): São 1.024 Megabyte

Medidas de velocidade de transmissão de dados (fax-modem):
• BPS: Bits por segundo
• KBPS: Kbyte por segundo.

 Medidas de velocidade de processamento (Processador):
• MHZ: Equivale à velocidade com que o processador consegue executar operações por segundo.

Medidas de tela/monitor
• DOT PICHT: Pontos apresentados por polegada da tela. Quanto mais pontos forem mostrados, melhor será a resolução das imagens.
As impressoras também possuem medidas de avaliação de performance, geralmente sendo identificadas a quantidade de folhas ou linhas impressas por minutos ou segundos, respectivamente.



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Ola a todos usuários do blog voltei a trabalha com o blog porem em breve será mudado o site para outro domínio... Em breve será postado o novo domínio.. onde terá mais conteúdo e informação.. Obrigado a todos e bons estudos.