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Cursos de Informatica 1º Apostila

Etapa 1:Introdução

Este curso tem como objetivo, ensinar os procedimentos básicos para iniciar o uso de microcomputadores. Pretendemos então, capacitar o aluno a executar rotinas que auxiliem no curso desta entidade educacional, utilizando o microcomputador como uma ferramenta auxiliar ao seu aprendizado.
Ao fim deste curso, portanto, o aluno será capaz de realizar pesquisas na internet, salvar os arquivos obtidos, digitalizar fotos e imagens, criar apresentações, imprimir utilizando impressoras laser com economia de papel e toner e até utilizar projetores de apresentações. Também saberá utilizar ferramentas de edição de textos, planilhas de cálculos, criadores de apresentações, utilização da internet para enviar e receber emails, para realizar pesquisas, transmitir arquivos e muito mais.
Utilizaremos aplicativos “open source”, ou seja, gratuitos, acompanhando a tendência mundial por estes aplicativos, mas também, utilizaremos aplicativos MS Office, que ainda é predominante nos microcomputadores na atualidade.
***

Conhecendo o computador


A palavra informática pode ser traduzida como a ciência que trata e usa a Informação. Outro conceito utilizado é de que toda informação, ou dado, deve sofrer alguma mudança ou alteração para que possa ser repassada adiante. Po exemplo em uma soma de dois números, mesmo se feita mentalmente, nosso cérebro precisa conhecer quais os números que serão somados, além das regras de uma soma. Então nos apresentará qual é o resultado. Nisto tudo foi dado um tratamento nas informações (os dois números somados e o resultado), ou seja, houve um Processamento dos Dados para alcançar um resultado.
É ai que entra o computador, como sendo uma máquina inventada pelo homem para auxiliar na execução de tarefas que tratem a informação e processem dados de forma rápida segura e confiável.
Uma calculadora, por exemplo, usa forma de cálculos que permite com que tenhamos um resultado de uma operação matemática (soma, multiplicação, etc.) muitas vezes mais rápida do que se tivéssemos que calcular usando lápis e papel ou até mesmo de cabeça.
O computador funciona da mesma forma. Ele calcula o resultado rapidamente e nos apresenta a resposta. O que difere e torna-o mais completo que a calculadora do nosso exemplo, é que o computador possui formas diferentes de mostrar o resultado, seja na tela, impresso, ou até mesmo falando a resposta. Além disso o computador tem mais utilidade, executando tarefas bem mais complexas que cálculos matemáticos, por exemplo ser utilizado para substituir a máquina de escrever na edição de textos, ou para desenhar, etc.
O seu funcionamento dá-se através de comandos, ou seja, há a necessidade de dizermos de alguma forma como deve ser feito cada passo daquilo que queremos que seja executado. A isto dá-se o nome de comando ou instrução.
No final deste módulo veremos uma explicação mais completa sobre o computador. Por enquanto podemos aprender que “Computador é uma máquina utilizada para auxiliar o homem na execução de tarefas que exigem rapidez e qualidade no tratamento de informações. Porém ele não possui vontade própria, sendo necessário repassar de forma clara e completa as instruções de como deve ser feito o trabalho solicitado.”
Etapa 2: Aula 1: Ligar e Desligar e Assuntos Básicos

Tipos de computadores


PC Personal Computer (Computador pessoal ): É o mais utilizado. Lançado inicialmente pela IBM, atualmente são vários os fabricantes deste tipo de máquina. Foi definido para uso pessoal das pessoas, sendo conhecido também como DeskTop (Em cima da mesa).
WorkStation (Estação de trabalho): É uma máquina de uso mais profissional (por isso mais cara) e caracteriza-se pela grande capacidade e velocidade no processamento de informações. Muito usado em atividades que usam desenhos e gráficos.
Notebook (Laptop): São computadores semelhantes aos PCs, porém tem a características de serem portáteis, ou seja, podem ser transportados em uma simples maleta e possuem baterias que permitem seu funcionamento mesmo desligado da rede elétrica.
PalmTop: São um misto de computador e agenda pessoal. Possuem uma certa capacidade para processar informações, principalmente aquelas que exigem registros (pode ser de diário, agenda, Tc).
Telefone Celular

O que é hardware?


É a parte física da Informática. São os equipamentos que compõem o ambiente de computação onde trabalhamos. Por exemplo: O monitor onde são apresentadas as informações (letras, números, desenhos, etc.
A origem desta palavra, da língua inglesa, significa: HARD = rígido, duro e WARE (parte de algo ou elemento/mercadoria para algum uso). Portanto Hardware é a parte física (consistente, concreta) do computador.
Podem ser identificados pela sua função: de entrada, ou seja serve para repassarmos ao computador alguma informação. Exemplo: o teclado. Ou de saída, servem para mostrar as informações aos usuários. Exemplo: A tela. Temos ainda aqueles equipamentos que servem somente para carregar as informações de um equipamentos ao outro. Por exemplo o cabo da impressora.
A seguir veremos alguns tipos de hardware.
CPU – Unidade Central de Processamento (Processador)
É onde são processadas as instruções e os comandos. Pode-se dizer que é o “cérebro” do computador. É quem comanda todas as demais parte da máquina de forma ordenada e rápida. É onde ocorrem os cálculos e onde as informações são recebidas e processadas para apresentar o resultado exigido.
A CPU é identificada através do nome que o fabricante define e também pela velocidade de funcionamento.
Alguns exemplos de CPU, ou processador:
• Pentium 133 Mhz significa que o fabricante é a Intel e que sua velocidade é de 133 milhões de operações por segundo.
• K6 II 300 Mhz significa que o fabricante é a AMD e sua velocidade é de 300 milhões de operações por segundo.
Teclado
É um equipamento formado por teclas com as letras, números e outros caracteres ou símbolos.
Serve exclusivamente para repassarmos informações ao computador, por isso ele é um equipamento de entrada de dados.
Existem vários tipos e modelos de teclados, mas os mais utilizados no Brasil são aqueles que possuem os acentos da língua portuguesa, além do c-cedilha (ç).
Podemos digitar também outros caracteres além daqueles impressos nas teclas. Para isso precisamos saber qual a combinação de teclas que gera esse caracter ou que executa determinado comando. Por exemplo, no editor de texto Word, se pressionarmos as teclas e em conjunto, executará o comando para pesquisa de palavras no texto.
Monitor ou Tela
Diferentemente do mouse e do teclado, a tela, ou monitor, ou ainda terminal de vídeo, é utilizada para saída das informações, pois apresenta aos usuários os resultados esperados com o processamento e execução de determinado comando.
Os monitores são medidos por polegada. Os mais utilizados são os de 14 e de 15 polegadas.
-> Discos (flexíveis e rígidos)
Os discos são dispositivos que servem para armazenar (guardarmos) informações para uso posterior.
• Podem ser removíveis, também chamados de flexíveis: Disco flexível ou disquetes:
Possui como característica pouco espaço para gravação de dados. Os tamanhos usados são 5 ¼ e 3 ½ de polegada. Capacidade até 1,44 MB padrão. Estão em desuso.
• Ou fixos, também chamados de rígidos: Disco rígido ou winchester.
A capacidade de armazenamento depende do modelo e do fabricante.

Como funciona o computador

O computador pode ser descrito de forma simplificada como uma máquina constituída de partes que funcionam de forma ordenada e conjunta, com alto grau de desempenho. Possui partes que servem para comunicar-se com quem está trabalhando com ele. Tanto para receber informações (de entrada) como para mostrar resultados (de saída).
Para que as suas partes funcionem corretamente (hardware), é necessário repassar ao computador todos os comandos e ações que devem ser executadas.
Qualquer problema ou erro que o responsável faça, refletirá diretamente no funcionamento de todo o sistema, podendo inclusive causar danos irreversíveis a todo o sistema.
O que é um software? Um Programa ou Sistema?
Software (SOFT: Macia; WARE: Parte) é a parte responsável pelo funcionamento dos equipamentos (hardware). Como visto acima, repassamos comandos e ações que são criados para dar funcionamento ao computador.
Programas são conjunto de comandos, e sistema são todo o conjunto de programas e máquinas que de alguma forma estão interligadas para executar e prover resultados esperados.
Por exemplo, um sistema que demonstra como as partes funcionam de forma uniforme é o sistema respiratório. O oxigênio é recebido pelo corpo humano (entradas) e transformado (processado) em gás carbônico (saída) através de todos os componentes deste sistema (nariz, garganta, brônquios, pulmão, boca, etc.) (hardware). Se uma destas partes falhar, ocorre um colapso (falha) que pode causar danos irreversíveis a todo o sistema (morte).
No nosso exemplo, um dos resultados que este sistema nos apresenta é a própria manutenção da vida, por isto muitas vezes os principais resultados apresentados servem para que outros sistemas também consigam realizar suas tarefas.
Quando isso ocorre, um sistema gerando dados e informações para outro, dizemos que existe uma interface, ou seja, existe uma ligação entre sistemas que determina o bom funcionamento de ambos.
A tarefa de criar programas de computador, como o próprio nome diz, chama-se programação e utiliza diversas formas para comunicar-se com as máquinas. A principal utiliza seqüência de comandos através de uma linguagem de programação. Com ela é possível repassar ordens ao computador de forma compreensível ao homem e traduzi-la em outra que a máquina consiga interpretar (linguagem de máquina).

1- Ligar e Desligar o microcomputador


a- verificar os cabos de energia do PC (microcomputador)
b- verificar se a voltagem está correta (110 volts ou 220 volts):
  1. geralmente os PCs trabalham em 110 v
  2. existe uma chave seletora atrás do PC, perto da conexão do cabo de energia
  3. se não souber, procure alguém que possa auxiliá-lo(a)
c- verificar se existe um estabilizador de voltagem, e se existir, verificar a voltagem da mesma (110 v ou 220 v), que deve ser compatível com a voltagem utilizada na sua casa / trabalho:
  1. deve existir uma chave seletora atrás do estabilizador também
  2. estabilizador é um equipamento utilizado para proteger seu computador contra variações de energia elétrica, que sempre ocorrem sem percebermos, mas que afetam o bom funcionamento dos mesmos
  3. recomenda-se que sempre utilize estabilizadores de tensão e voltagem para equipamentos eletrônicos
d- caso todos os cabos estiverem conectados, ligar o estabilizador
e- o estabilizador possui um botão Liga/Desliga de acesso e identificação simples
f- ligar o PC através do botão Liga/Desliga
g- aguardar os procedimentos de inicialização do PC
h- informar senha e nome do usuário, caso existam e quando for solicitado


2- Desligar o microcomputador / fechar sessão de trabalho


a- O procedimento de desligar o PC é muito importante para preservar o equipamento e as informações armazenadas nele, portanto, é importantíssimo acostumar-se a seguir o procedimento de desligar
b- Clicar no botão Iniciar
c- Clicar na opção Desligar
d- Selecionar a opção Desligar o computador
e- Clicar no botão OK
f- Aguardar a mensagem de desligar o computador, quando existir e somente então, desligar apertando o botão Liga/Desliga do computador ou esperar o computador desligar automaticamente
g- Desligar o estabilizador através do botão Liga/Desliga do estabilizador


3- Mouse


a- É um equipamento que auxilia no comando do computador e seus programas
b- Exibe um ponteiro na tela do computador, que pode “apontar e marcar” qualquer elemento selecionável da tela
c- Existem no corpo do mouse, duas teclas (esquerda e direita), sendo a esquerda para executar ou selecionar um item apontado e a direita para obter e exibir as propriedades e características do item apontado
d- Alguns modelos trazem uma “rodinha” no meio entre os botões, e serve para “rolar” ou movimentar o conteúdo de uma janela



4- Senha para acesso - para acesso em escolas, universidades, etc


a Cada usuário tem sua própria senha para acesso aos computadores, por isso, deve-se procurar os monitores ou os responsáveis pelos laboratórios para conhecer a senha da sua turma
b- Uma senha sempre será tratada como elemento secreto, tal qual a senha do cartão de banco para acessar a conta corrente
c- Para acesso ao computador, será necessário informar o USUÁRIO e uma SENHA, que foi criada anteriormente.
d- O uso de senhas é necessário para garantir privacidade e segurança, portanto deve-se criar senhas que sejam difíceis de alguém “adivinhar” ou descobrir.
e- Pode-se, muitas vezes, utilizar caracteres numéricos e símbolos conjuntamente as letras, para formar senhas mais seguras.
f- E nunca deixe as senhas em locais de fácil acesso a pessoas desconhecidas.


5- Janela


a- O sistema operacional Windows (janelas em inglês), utiliza o conceito de janelas para representar cada programa em utilização
b- Têm formato padrão contendo:
  1. Área retangular selecionável, móvel e de dimensões que podem ser alterados
  2. Margens que podem ser redimensionadas
  3. Um menu de opções
  4. Botões que ficam na parte superior direito da janela, sendo a mais esquerda para minimizar a janela, a do centro para maximizar a janela e a da direita para encerrar e fechar a janela
  5. Barras de rolagem do conteúdo da janela, verticalmente e outro horizontalmente


6- Menu Iniciar

a- É onde estão localizados todos os programas que estão instalados no computador, ou deveriam estar listados
b- Utilizando-se o mouse, clique no botão Iniciar ou aperte a tecla com o símbolo do Windows (janela colorida) do teclado
c- Percorra a lista que for exibida com o ponteiro do mouse
d- Para cada item listado, ao apontar o mouse e clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse, o item será executado
e- Note que existe menu e cada item pode conter um submenu


7- Ícone


a- São os símbolos que representam os aplicativos
b- Utilizando-se do apontador (mouse), clica-se duas vezes com o botão direito para executá-lo
c- Pode-se mover os ícones, mudar sua aparência ou apaga-lo da área de trabalho



8- Área de trabalho ou desktop


a- É a área principal da tela do Windows, é o local que aparecem os ícones
b- Pode ser modificado para personalizar como o usuário desejar, mudando o papel de parede
c- Quando o computador permanecer muito tempo sem uso, aparece a proteção de tela para impedir que o monitor sofra desgastes e prejudique a imagem. Para retornar ao uso normal, basta movimentar o mouse ou alguma tecla de direção (setas) do teclado

9- Papel de parede e Proteção de Tela


a- É o “fundo” da área de trabalho
b- Pode ser modificado :
  1. Clique com o botão direito do mouse em qualquer área livre do desktop
  2. Ao aparecer o menu de características, selecione a opção Propriedades
  3. Na janela que surgir, verifique as várias opções, dentre eles, Temas, Área de Trabalho, Proteção de Tela e Aparência
  4. Na aba Área de Trabalho, podemos selecionar os Planos de Fundo
  5. Na aba Proteção de Tela, selecionamos algum dos vários temas de proteção, que podem ser configurados quanto ao tempo de espera e também incluir senha para bloquear o uso do computador na ausência do usuário por tempo muito longo. Porém, recomenda-se não utilizar senha, pois isso dificulta manutenção do equipamento pelos responsáveis de informática.


10- Windows Explorer


a- É um programa (aplicativo) que permite visualizar os arquivos e programas que estão armazenados no computador
b- Pode-se criar pastas, copiar pastas, eliminar pastas e mover pastas, assim como os arquivos e programas.
c- Pastas são como os fichários dos escritórios, são conjuntos de arquivos e programas
d- Para copiar pastas, arquivos ou programas:
  1. Marcar com o ponteiro no item desejado
  2. Ao clicar no botão direito do mouse, surgirá um menu que contém a opção Copiar. Ao clicar nessa opção, o item será armazenado temporariamente em um local da memória
  3. Selecionar o local do destino da copia a ser realizado, clique com o botão direito novamente e selecione a opção Colar. A copia será realizada.
  4. Pode-se utilizar também os menus que ficam na parte superior da janela do Windows Explorer.

e- Para eliminar pastas, arquivos ou programas:
  1. Marcar com o ponteiro no item desejado
  2. Apertar a tecla Delete ou clicar com o botão direito do mouse e selecione a opção Excluir

f- Para criar pastas:
  1. Selecione o local onde deseja criar a pasta
  2. Clique no menu principal do Windows Explorer, opção Arquivo, depois no item Novo e por fim na opção Pasta.
  3. Nomeie a pasta recém criada com o nome desejado.
Windows Explorer
Janela do aplicativo Windows Explorer

11- Para recuperar uma pasta, arquivo ou programa eliminado

a- Dê um clique duplo no ícone da Lixeira
b- Na janela que surgir, selecione os itens a serem recuperados
c- Clique com o botão direito e selecione a opção Restaurar
d- O item será restaurado no local original antes de ser eliminado

Lixeira
Recuperar objeto (arquivo, pasta) eliminado e armazenado na Lixeira

Aula 2: Aplicativos e Internet

1- Aplicativos


a. São programas que executam tarefas específicas:
  1. Editor de texto, planilhas eletrônicas, geradores de gráficos e desenhos, etc
  2. Administração e gerenciamento do computador, de dispositivos, de impressão, de segurança, de energia, etc
  3. Comunicação de dados, internet
  4. Visualização de imagens e tocadores de som
  5. Etc

b. Clicar 2 vezes nos ícones da Área de Trabalho ou
c. Clicar 1 vez no botão
  1. INICIAR,
  2. TODOS OS PROGRAMAS
  3. Selecionar o aplicativo desejado, no sub-menu que é oferecido


2- Internet


a. É uma rede mundial de comunicação entre os computadores
b. Pode ser conectado através de uma linha telefônica de um modo que chamamos de conexão por linha discada, mais lenta e sujeita a interrupções
c. Pode também ser conectado através de linha telefônica em um modo chamado de conexão de banda larga, mais rápida, mais estável, porém mais caro
d. Pode também ser conectado através de rádio, sendo muito mais caro
e. O endereço de um “site” ou página de internet é o meio para acessar essa página:
  1. site = sitio, repositório em que estão as páginas ou telas que apresentam informações, figuras e arquivos. Exemplo: www.eeee.com.br ( www.faetec.br, www.inpe.br )
  2. www = wide world web – teia de alcance mundial
  3. .eeeee = nome de empresa, de organização, entidade, pessoa, etc, que tenha uma pagina na internet
  4. .com = entidade do tipo comercial, pode ser .org, .ind, .edu, .mil, .gov
  5. .br = indica país que hospeda ou de origem da página, ou pode inexistir
f. Utilizamos algum aplicativo para acessar a rede mundial, os Navegadores ou Browsers:
  1. Internet Explorer – vem com o windows
  2. Netscape – adquirido a parte
  3. Opera – obtido gratuitamente pela internet
  4. Mozilla – obtido gratuitamente pela internet
  5. Outros

g. Executar o navegador :
  1. Clicar 2 vezes no ícone da Área de Trabalho ou através do menu Iniciar
  2. No campo ENDEREÇO da pagina desejada,
  3. Tecle ENTER
  4. Aguarde a pagina ser exibida
  5. Navegue a vontade, clicando nos “links” que existirem 9
1. link = conexão com outras paginas da entidade ou mesmo da internet, que podem ser acessadas clicando-se neles
2. identificamos os links quando aparece um ícone de “MÃO” quando passamos por eles e o endereço dele aparece no rodapé da pagina.


3- Navegar pela Internet


a. Utilize os elementos abaixo para auxiliar suas visitas às paginas da internet
b. Os botões e funções são praticamente padrão nos browsers
Navegar na Internet
Botões utilizados para navegar pela Internet, do aplicativo Microsoft Internet Explorer

4- Criar contas de e-mail em provedor gratuito


a. E-mail = electronic mail ou correio eletrônico, tal qual nossa carta comum
b. destinatário = nome_ou_identificação @ provedor
c. nome_ou_identificação = quem irá receber sua correspondência
d. @ = indica que é uma correspondência eletrônica ou e-mail
e. provedor = é a entidade que hospeda o endereço eletrônico do destinatário
f. exemplos de provedor gratuito:
www.ig.com.br
www.hotmail.com
www.yahoo.com.br
g. ao cadastrar-se, cuidados ao informar dados pessoais e sempre solicitar privacidade, isto é, não pode tornar-se público.

5- Enviar email

Email
Representação da janela para criar um e-mail

Aula 3: Pesquisar na Internet e Download

1- Pesquisar na internet – como fazer, Google, Cadê, Yahoo


a. Pesquisar na internet significa utilizar alguns “sites” de busca
b. Pode-se pesquisar sobre qualquer assunto, desde matérias acadêmicas até “sites” sobre artistas ou sobre culinária
c. Exemplos de “sites” de busca: www.google.com.br, www.yahoo.com.br, www.bing.com, www.aonde.com.br, busca.uol.com.br.
Pesquisa
Figura que representa o resultado de pesquisa realizada por uma página de busca ( Google )

2- Download – o que é, para que serve, como fazer


a. Download – processo que faz a cópia dos arquivos armazenados em outros locais utilizando-se da conexão pela rede de computadores
b. Podemos fazer a cópia de um computador servidor para o seu computador pessoal ou fazer a cópia de um computador remoto e distante através da internet
c. Informar o local onde os arquivos serão armazenados no seu computador
d. Cuidado ao “baixar” arquivos desconhecidos:
  1. Sempre executar o anti-virus – ver existência de vírus ou programas maliciosos
  2. Nunca executar programas ou arquivos “baixados” de e-mail de remetentes desconhecidos
Download
Figura ilustrativa da seqüência utilizada para realizar download
Salvar arquivo
Janela que solicita local para gravar objeto copiado através de download


3- Cópia de arquivos e edição


a. Utilizando o Windows Explorer, pode-se COPIAR ou MOVER qualquer objeto permitido
b. Para COPIAR um objeto de uma pasta para outra
  1. Exibir o Windows Explorer, procure o item desejado e marque-o clicando uma vez no objeto
  2. Clique no objeto usando o botão esquerdo e mantenha-o apertado,
  3. Aperte a tecla CTRL (control) com a mão esquerda, devendo aparecer um sinal (+) no objeto selecionado
  4. Arraste o objeto, mantendo o botão e a tecla pressionados, até a pasta desejada
  5. Solte o botão do mouse e depois a tecla Ctrl.

c. Para MOVER um objeto de uma pasta para outra
  1. Faça o mesmo procedimento, porém, utilize a tecla SHIFT (seta para cima)
  2. Deverá perceber que o objeto deixará de existir na pasta original

d. Outra forma de se fazer COPIA ou MOVER, utiliza o botão direito do mouse
  1. Exibir o Windows Explorer, procure o item desejado e marque-o clicando uma vez no objeto
  2. Clique no objeto usando o botão direito do mouse e verifique as opções que aparece
  3. Escolha a opção COPIAR ou RECORTAR, conforme sua necessidade
  4. Selecione a pasta destino e marque-o com um clique do botão direito do mouse, aparecendo novamente algumas opções
    1. a opção COPIAR permite criar uma copia exata do objeto
    2. a opção RECORTAR permite eliminar o objeto da pasta original e movê-lo para outro local
  5. Escolha a opção COLAR, para indicar o local destino do objeto
Cópia
Colar
Figura ilustrativa da seqüência utilizada para COPIAR ou MOVER objetos (arquivos / pastas)

Aula 4: Editores de Texto

Editores de Texto


Editores de texto são aplicativos que permitem criar documentos de textos, com as formatações necessárias, com numerações, cabeçalhos e rodapés. Permite ainda adicionar ao texto, figuras e imagens fotográficas, além de gráficos e planilhas. Os mais simples de utilizar são os aplicativos Bloco de Notas e o WordPad, que acompanham o sistema operacional Windows XP, porém não possuem tantos recursos como o MS Word. Vamos aprender o uso do Microsoft Word 2003 assim como o OpenOffice Writer. Veremos também em sala de aula, para conhecimento, o StarWriter, do suíte StarOffice.

Microsoft WORD 2000
Editor de Texto
Tela de padrão do Microsoft WORD 2000
Editor de Texto
Barra de ferramentas WordBarra de ferramentas Word

Opções

Opções disponíveis da Barra de Menu do MS WORD
OpenOffice WRITER
Office Writer
Tela principal do OpenOffice WRITER
Barra de ferramentas Writter
Barra de ferramentas Writter
Office Writer
Opções disponíveis da Barra de Menu do OpenOffice Writer

Aula 5: Planilhas de Cálculo

Planilhas de Cálculo, são como indica o nome, aplicativos que auxiliam na criação de planilhas contendo colunas e linhas. Essas planilhas podem ser utilizadas para calcular, por exemplo, lista de compras, lista de pagamentos, etc. Permitem a criação de gráficos utilizando as informações armazenadas, gerando relatórios tão sofisticados quanto sua imaginação e criatividade os desejarem.
Explicaremos a utilização das funções básicas do Microsoft EXCEL 2003 e do OpenOffice CALC.

Microsoft EXCEL 2000
Excel
Barra de ferramentas Excel

Barra de ferramentas Excel
Excel
Opções disponíveis na Barra de Menu do Excel 2000

OpenOffice CALC
Excel
Janela principal do OpenOffice CALC
CALC
CALC
CALC
Barra de Menu de Opções do OpenOffice CALC

Aula 6: Gerador de Apresentações

Gerador de Apresentações

São aplicativos que permitem criar slides para utilizar em apresentações em palestras, simpósios, reuniões, isto é, em qualquer evento que seja necessário o uso de projetores para apresentar conteúdo multimídia (textos, som, imagens, figuras).
Sua utilização é simples, pois existem vários modelos que podem ser utilizados, além das funções que auxiliam na criação das apresentações.
Vamos ver o aplicativo Microsoft Power Point 2000 e o OpenOffice Impress.
Microsoft POWERPOINT 2000
PowerPoint
PowerPoint
PowerPoint

Seqüência para iniciar a utilização do Microsoft PowerPoint 2000
PowerPoint
Informe qual tipo de ação irá executar, criar nova apresentação ou abrir uma já existente.
PowerPoint
Escolha um dos modelos (Autolayout) sugeridos para criar sua apresentação.
PowerPoint
Inicie a criação dos slides, incluindo textos e figuras.

OpenOffice IMPRESS
OpenOffice IMPRESS
Janela principal do OpenOffice IMPRESS
OpenOffice IMPRESS
OpenOffice IMPRESS
OpenOffice IMPRESS
OpenOffice IMPRESS
OpenOffice IMPRESS
Opções de formatação dos slides e dos efeitos do OpenOffice IMPRESS
OpenOffice IMPRESS
Barra de Menu de Opções do OpenOffice IMPRESS
Seqüência para iniciar utilização do IMPRESS
OpenOffice IMPRESS
Informe qual tipo de ação irá executar, criar nova apresentação ou abrir uma já existente.
OpenOffice IMPRESS
Escolha um dos modelos sugeridos para criar sua apresentação e também o tipo de utilização, ou seja, impressora, tela ou slide.
OpenOffice IMPRESS
Selecione os efeitos de transição entre os slides, a velocidade de transição e o acionador da transição, isto é, por acionamento(default) ou por tempo (automatic).
OpenOffice IMPRESS
Inicie a criação dos slides, incluindo textos e figuras. Na coluna da esquerda está a lista dos slides criados e na coluna da direita, as opões de formatos disponíveis.

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Ola a todos usuários do blog voltei a trabalha com o blog porem em breve será mudado o site para outro domínio... Em breve será postado o novo domínio.. onde terá mais conteúdo e informação.. Obrigado a todos e bons estudos.